A banda holandesa de symphonic/gothic metal encontra-se actualmente em estúdio a gravar o que será o seu terceiro álbum, ainda sem data de lançamento definida.
Delain foi formada em 2002 por Martijn Westerholt - ex-teclista dos Within Temptation, que se tinha afastado da banda por motivos de saúde.
O que seria apenas um projecto de Westerholt, com a participação especial de vários músicos, acabou por se tornar uma banda, graças à pressão exercida pelos fãs para a existência de concertos ao vivo.
Após algumas alterações na sua line-up, Delain é, actualmente, formada por Martijn Westerholt (teclas), Charlotte Wessels (vocais), Sander Zoe (bateria), Otto van der Oije (baixo)e Timo Somers (guitarra).
A banda já lançou dois álbuns, Lucidity (2006) e April Rain (2009), preparando-se para lançar o seu terceiro álbum.
O progresso da fase de gravação da banda pode ser seguido no seu blog.
O supergrupo americano formado por Joe Satriani na guitarra, Sammy Hagar como vocalista e Michael Anthony no baixo (ambos ex-Van Halen) e ainda pelo baterista Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) irá lançar no final deste mês mais um álbum.
Chickenfoot III é o nome do, não terceiro, mas sim segundo álbum da banda, sucedendo ao Chickenfoot (2009). O primeiro single do álbum é Bigfoot.
Tal como já tinha sido divulgado pela banda, Chad Smith não poderá fazer parte da tour dos Chickenfoot devido a compromissos comRed Hot Chili Peppers. Assim sendo, o baterista responsavel pela próxima tour será Kenny Aronoff, um nome sugerido pelo próprio Smith.
A banda Americana de Heavy Metal prepara-se para lançar o seu quinto álbum, intitulado The Hunter, no próximo mês de Setembro (dia 26 no Reino Unido e dia 27 nos EUA), pela Reprise Records.
Alice Cooper prepara-se para lançar mais um álbum. Este terá um lançamento antecipado, no formato de um Fan Pack para os leitores da revista Britânica Classic Rock, que o poderão adquirir já na próxima edição da revista, em Setembro. O lançamento no formato normal ocorrerá apenas em Outubro.
O intitulado Welcome 2 My Nightmare é a continuação do álbum de 1975, Welcome to My Nightmare, que marcou o início da carreira a solo de Vincent Damon Furnier, sob o nome Alice Cooper.
O Fan Pack da Classic Rock conterá o álbum (com 2 faixas adicionais que não constarão no lançamento em formato normal), um poster, um set de maquilhagem (para que os fãs possam encarnar a personagem), um distintivo de metal, uma máscara de Alice e uma revista de 132 páginas dedicada ao músico.
Esta é a grande dúvida que tem atormentado os fãs Portugueses da banda!
Os mais desatentos poderão questionar-se sobre quem são os Alter Bridge…
Alter Bridge é o nome de uma banda norte-americana formada em 2004 por 3 membros da banda Creed: Mark Tremonti na guitarra e vocais de apoio, Brian Marshal no baixo e Scott Phillips na bateria; e ainda por Myles Kennedy (ex-The Mayfield Four e actual vocalista da banda que acompanha Slash) como vocalista e também guitarrista.
Mark Tremonti
Inicialmente, a banda não escapou ao rótulo “Creed com um novo vocalista”, talvez pelo facto de o primeiro álbum, One Day Remains, ter sido composto por Mark Tremonti quase na sua totalidade.
No segundo álbum (Blackbird), Myles Kennedy para além de cantar, passou a ter um papel mais activo no processo de composição, que se tornou uma responsabilidade dividida entre si e Tremonti. Após este álbum, o rótulo “Creed com um novo vocalista” foi completamente esquecido pela crítica, já que, as diferenças entre Myles Kennedy e Scott Stapp (vocalista dos Creed) são demasiado evidentes para que as bandas sequer sejam comparadas.
Myles Kennedy
O terceiro álbum, AB III, foi lançado em 2010 e recebeu largos elogios no mundo da música. Este álbum marcou definitivamente um ponto de viragem (já iniciado em Blackbird) no estilo musical da banda, uma vez que contém um som mais denso e pesado, contudo sem esquecer a melodia.
Alter Bridge tornou-se uma banda altamente aclamada tanto pela crítica, como pelos fãs. Melhorando álbum, após álbum, têm recebido vários prémios:
- A faixa Ties That Bind(BlackBird) foi considerada pela Total Guitar como a 41º melhor canção da década.
- O duplo solo da faixa Blackbird (Blackbird) foi considerada pelos leitores da Guitarist o melhor solo de todos os tempos, superando bandas como Led Zeppelin, Van Halen, Pink Floyd e Guns N’ Roses.
- AB III foi classificado em 7º lugar no ranking dos melhores álbuns de 2010 pela Ultimate Guitar Archive e está nomeado na categoria “Melhor ano do álbum” pela Classic Rock Magazine
- Mark Tremonti foi considerado o 4º melhor guitarrista de sempre pelos leitores da Total Guitar Megazine.
- A banda foi a vencedora da Battle of the Fans, organizada pela Fuse TV.
Os Alter Bridge possuem actualmente uma extensa e dedicada fanbase, que tem assegurado a vitória da banda, sempre que as competições se baseiam nos votos do público.
Esta é a banda que muitos portugueses querem ver em Portugal pela primeira vez! Foram mesmo criadas várias petições para tentar convencer alguma promotora a trazê-los a terras lusas.
A promotora Take Off apercebeu-se dessa vontade e informou os fãs que iria trazer a banda a Portugal em Outubro de 2011, chegando mesmo a emitir um comunicado oficial, que serviu de fonte para muitos outros meios de comunicação divulgarem a notícia. Foi mesmo criada um grupo no Facebook, alegadamente a pedido da promotora, para os fãs decidirem onde a banda deveria tocar.
Tudo parecia encaminhado para a estreia da banda em Portugal. Todavia, nenhuma data foi divulgada até ao momento, quer pela Take Off, quer pelo site oficial da banda.
Assim sendo, os fãs começam agora a questionar se tudo não passou de uma tentativa de a promotora se promover a si própria às custas dos Alter Bridge, ou se o concerto acontecerá de facto!!!!
A banda Sueca de metal progressivo está de volta a Portugal em Novembro, após a sua passagem pelo Vagos Open Air, em Agosto deste ano. Na bagagem traz um novo álbum, Heritage, que será lançado a 20 de Setembro pela Roadrunner Records.
Heritage é o 10º álbum da banda e foi produzido pelo próprio vocalista/guitarrista Mikael Åkerfeldt, que, juntamente com Steven Wilson (Porcupine Tree), foi também responsável pelo mixing.
Åkerfeldt descreve o álbum como sendo “quite intense at times in some 'old' murky way”, mas também “beautiful and stark”. Contudo, admite que lhe é difícil descrever o som do novo álbum, já que as influências foram muitas, e muito variadas.
O regresso dos Opeth acontecerá no dia 20 de Novembro, no Incrível Almadense, Almada. A abertura do concerto será da responsabilidade dos, também Suecos, Pain Of Salvation.
Abertura de portas: 20h00
Início do concerto: 21h00
Preço do bilhete: 23€ (compra antecipada), 25€ (no dia)
Mais um álbum a caminho, desta vez são os norte-americanos Anthrax os responsáveis por mais um lançamento.
Após uma espera de 8 anos, finalmente mais um álbum de originais da mítica banda de thrash metal.
O regresso de Belladona, em 2010, foi interpretado pelos fãs como um passo atrás, contudo, Worship Music, o assim intitulado novo álbum, parece vir contrariar essa opinião.
Worship Music tem lançamento marcado para 13 de Setembro.
Os amantes de música progressiva podem regozijar-se pois Setembro é um mês cheio de álbuns fresquinhos. Desta vez é o fundador dos Porcupine Tree, Steven Wilson, que lançará mais um álbum a solo.
Grace For Drowning tem Insurgentes, o seu antecessor, como ponto de partida, contudo é mais experimental e eclético. Segundo Steven Wilson, este é o seu maior projecto até ao momento.
O duplo álbum, cujas partes se intitulam Deform to Form a Star e Like Dust I Have Cleared From My Eye, será lançado a 26 de Setembro pela Kscope.
Os titãs do metal progressivo tiveram de enfrentar tempos conturbados desde a saída do baterista, e co-fundador da banda, Mike Portnoy. A saída de um dos membros mais idolatrados pelos fãs abalou obviamente a fanbase da banda.
Após um demorado processo de audições, foi finalmente encontrado o novo baterista, Mike Mangini. Inicia-se então a Tour, pairando uma certa desconfiança sobre as competências do novo membro.
Tour concluída, e o capítulo da saída de Portnoy está, aparentemente encerrado, ou pelo menos adormecido, graças a uma convincente prestação de Mangini ao longo da Tour.
Depois de tempos mais tempestuosos, segue-se agora o tão esperado lançamento do novo álbum.
O título escolhido foi A Dramatic Turn Of Events. Provavelmente a melhor forma de descrever o que banda tem passado...
O álbum é lançado a 12 de Setembro e o primeiro single, On The Back Of Angels, já é conhecido.
Tal como foi anunciado pela banda durante o seu concerto no Vagos Open Air 2011, um novo álbum avizinha-se. A data de lançamento será 5 de Setembro pela Kscope.
Falling Deeper, o sucessor de We’re Here Because We’re Here, é o 12º album da banda britânica e enquadra-se no seguimento do Hindsight. Conta com novas versões de temas inseridos nos álbuns iniciais da banda, como por exemplo, Crestfallen (The Crestfallen EP, 1992), Kingdom (Pentecost III, 1995) e Sunset Of Age (The Silent Enigma, 1995).
É descrito pelo guitarrista Daniel Cavanagh como ‘’a nod to our past and a look to our future all at the same time, with a sound that is designed to transport you to the heart of the present moment’’.
Conta ainda com a participação de Anneke van Giersbergen ( ex The Gathering) contribuindo para os vocais de um dos temas principais – Everwake (The Crestfallen EP, 1992).
Um álbum no qual recai a esperança de finalmente reunir o apoio unânime dos anathemaniacos, independentemente da sua geração.
“O maior festival de verão do mundo, ou talvez só de S. Cláudio de Barco”
Para provar que, apesar do mau tempo, o verão ainda está longe de acabar, aqui temos mais um festival de verão à porta…
A organização descreve-o de forma ousada, mas irónica. BRF Não é certamente o melhor festival do mundo e, tendo em conta as verbas envolvidas, nunca o poderia ser. Contudo, que é o melhor festival de verão de S. Cláudio de Barco ninguém duvida!!
A 6ª edição do BRF realiza-se de 24 a 27 de Agosto, na Praia Fluvial de Barco (Guimarães), e conta com a presença de 21 bandas, distribuidas por 2 palcos, das quais é impossível não destacar os Katatonia.
A última passagem dos suecos por terras lusas foi em Novembro passado, no Hard Club (Porto), no âmbito da Tour “Night Over Europe” promovendo o seu 8º e mais recente álbum “Nigh is The New Day”. Estão agora de regresso a Portugal para actuar na futura Capital Europeia da Cultura.
Para além dos Katatonia, o BRF’11 contará também com a presença dos ingleses The Pineapple Thief, e os portugueses recém-reunidos Zen.
Cartaz completo:
Quarta, 24 de Agosto
Game & Watch (FR) + Dear Telephone (PT) + The Hobos (UK)
Quinta, 25 de Agosto
Zen (PT) + Paus (PT) + O Bisonte (PT) + RAPARIGA ELÉCTRICA (PT) + 10 Days (PT) + Blind Charge (PT) + Ice In Flames
Bilhete Geral: 30€ (à venda nas lojas FNAC e em www.bilheteiraonline.pt)
Como festival que se preze deve entreter os festivaleiros durante o dia,no BRF’11 pode encontrar outras actividades como: PaintBall; Fitness (Body Attack, Body Combat, demonstrações de coreografias e danças); Canoagem; Paralelas; Massagens; Jogos Tradicionais; Área de Informática; Cinema; actuações da Inoportuna (Tuna da Faculdade de Letras de Lisboa).